Trauma e Superação

O que a psicologia, a neurociência e a espiritualidade ensinam

O livro

O livro, "Trauma e Superação: o que a psicologia, a neurociência e a espiritualidade ensinam", apresenta as possibilidades de se viver bem, após experiências traumáticas.

"Um convite ao aprendizado mais íntimo por meio de reflexões sobre a natureza humana, sobre exemplos de vida, a maneira como percebemos e criamos o mundo no qual vivemos, as contribuições da psicologia e da neurociência e especialmente sobre sua própria vivência", essa é a definição do autor sobre a obra.

Abordando conceitos de traumas, de percepção, de memória, de personalidade, de espiritualidade e religiosidade, de saúde, psicoterapia especializada e superação, o livro responde questões sobre a magnitude dos acontecimentos e sua capacidade de desencadeamento de traumas, além de apontar os fatores que caracterizam os traumas, e quais são os processos e mecanismos capazes de promover sua superação.

Dividido em 15 capítulos, o livro explica o que é trauma e como reconhecê-lo, memória traumática, a capacidade das palavras em significar e resignificar as histórias pessoais, como a percepção de mundo de cada indivíduo influencia a vivência de fatores potencialmente traumáticos, o funcionamento dos neurônios espelhos, o peso da personalidade diante de eventos capazes de causar intenso sofrimento, e o conceito de resiliência.

Evento complexo, os acontecimentos com potencial traumático têm se intensificado nas últimas décadas graças às crescentes taxas de violência somadas aos altos índices de estresse e solidão verificados nas metrópoles. A intervenção terapêutica especializada pode atenuar ou mesmo libertar o paciente de sofrimentos, angústias, ansiedade, depressão e outros sintomas decorrentes de episódios traumáticos.

Apesar da notoriedade desses assuntos na sociedade atualmente, Peres - experiente pesquisador, com artigos publicados nos mais importantes jornais, revistas e sites especializados em psicologia e neurociência ao redor do mundo – constatou a carência de informações científicas disponíveis sobre o assunto no Brasil. Isso motivou a concepção e realização do livro, cujo objetivo é compartilhar com os leitores, não somente da classe médica, as mais recentes descobertas relacionadas à neurociência e trauma psicológico para assim, fornecer instrumentos de estudos e práticas clínicas para superação do sofrimento advindos de experiências profundamente dolorosas, e que por vezes não são percebidas de forma evidente.

Na obra, Dr. Julio relata como o sofrimento desperta em muitas pessoas a necessidade de busca e reflexão a respeito de qualidade de vida superior àquela vivenciada antes dos eventos estressores. Ilustrado por casos de pacientes que passaram por eventos potencialmente traumáticos atendidos em seu consultório, o livro auxilia profissionais de saúde mental e pessoas que passaram por situações semelhantes às relatadas em seu trabalho e processo de superação.

Através desses exemplos de vida, o livro "Trauma e Superação: o que a psicologia, a neurociência e a espiritualidade ensinam" descortina os possíveis caminhos para significar e resignificar a dor, de maneira a torná-la um aprendizado capaz de fortalecer e desenvolver a personalidade.

Mesmo tratando de eventos vivenciados individualmente, o livro atenta para a necessidade de cada cidadão que forma a sociedade, fazendo dela um corpo vivo, assumir sua parcela de responsabilidade na minimização dos eventos potencialmente traumáticos, de modo a tornar o mundo um lugar melhor para se viver.

Relacionando psicologia, neurociência, trauma e suas ramificações à espiritualidade (sempre num sentido de elevação da consciência), Dr. Julio revela em seus estudos a correlação entre experiências traumáticas e transtornos somatoformes (doenças psicossomáticas), pânico, ansiedade, depressão, dores crônicas, às vezes negligenciadas ou confundidas com stress no dia a dia, e o papel da espiritualidade no resultado final do tratamento que juntamente com as práticas da psicoterapia, leva o paciente à superação.

Compre este livro

Contato

Rua Maestro Cardim, 887 - Paraíso - CEP: 01323-001 - São Paulo - SP - Brasil
Tel: (11) 3288-6523 - (11) 3284-8929 | contato@julioperes.com.br

Desenvolvido por Pictore Agência Digital