Trauma e Superação

O que a psicologia, a neurociência e a espiritualidade ensinam

O livro

Esta obra é fruto da motivação e persistência em aprofundar conhecimentos para ajudar as vítimas de traumas psicológicos. Ameaças reais ou subjetivas à própria vida, à vida de pessoas amadas ou à integridade do corpo frequentemente desencadeiam traumas psicológicos. Eventos potencialmente traumáticos afetam grande parte da população mundial. Perdas de pessoas queridas, acidentes, enfermidades, assaltos, sequestros, abusos sexuais, catástrofes naturais, entre outros eventos, podem precipitar sentimentos de desamparo, impotência e sofrimento com intensidade e duração variáveis. O trauma psicológico é um evento complexo e ocorre em indivíduos das mais variadas faixas etárias e classes sociais.

Nas últimas décadas, episódios potencialmente traumáticos têm se intensificado. As estatísticas indicam um crescente número de fatores violentos, que, somados aos altos níveis de estresse e solidão nas metrópoles, tendem a gerar respostas de so frimento mais exacerbadas e evoluir ao trauma psicológico, que se pode atenuar e do qual é possível se libertar com intervenção terapêutica especializada. Apesar dessa incidência cada vez maior, ainda são poucas as informações científicas disponíveis sobre o assunto no Brasil.

Dentro das universidades, o número de pesquisas ainda é escasso, e a bibliografia provém em grande parte do exterior. A constatação dessa realidade também motivou o surgimento deste livro, que visa compartilhar os mais recentes achados da Neurociência a respeito do trauma psicológico com o intuito de prover ferramentas advindas de nossos estudos e prática clínica para superação do sofrimento decorrente de eventos profundamente dolorosos.

Estranhamente, a dor humana tem sido negligenciada em nossa sociedade. O sofrimento, a tristeza eo trauma psicológico são contemporaneamente considerados "inimigos" do Homem. Observamos uma tendência atual de rechaçar essas expressões naturais como se fossem doenças aversivas e contagiosas. Esses ditames culturais depreciam com grande impacto a vida e suas possibilidades, geralmente de maneira inconsciente. Nos capítulos a seguir você verá que, na verdade, o sofrimento desperta muitas pessoas para buscas e reflexões que configuram qualidades de vida geralmente superiores àquelas vivenciadas antes do evento estressor. Por isso, não apresentarei neste livro técnicas curativas,rápidas ou milagrosas, mas sim convites ao aprendizado mais íntimo por meio de reflexões sobre a natureza humana, sobre exemplos de vida, sobre a maneira como percebemos e criamos o mundo no qual vivemos, sobre as contribuições da Psicologia, da Neurociência, e especialmente sobre a própria vivência.

Abordarei conceitos de trauma, percepção, memória, personalidade, espiritualidade e religiosidade, saúde, psicoterapia espe cializada e superação. Serão respondidas aqui questões cruciais, como: a magnitude do acontecimento é por si só responsável pelo trauma? Quais os fatores que levam à caracterização do trauma psicológico e quais aqueles capazes de promover superação? As diretrizes do que fazer na prática para evitar a caracte rização do trauma, assim como as estratégias de superação que facilitam significativamente a melhora da qualidade de vida, recebem maior atenção.

Trarei exemplos práticos de alguns pacientes que cresceram e se desenvolveram psicologicamente com base nos aprendizados adquiridos em suas experiências dolorosas. Esses exemplos figuram entre os principais eventos capazes de desencadear o trauma. O objetivo da inclusão desses casos clínicos é trazer aos profissionais da saúde mental e às pessoas que atravessam situações parecidas, por meio da vivência de outros, a oportunidade de obter subsídios para seu próprio processo de superação. Esses exemplos de vida ensinam por si só possíveis caminhos para significar e ressignificar a dor, além de reescrever os eventos traumáticos como aprendizados que desenvolvem e fortalecem a personalidade.

Esta obra expande os limites do consultório e vislumbra caminhos possíveis para a minimização de eventos potencialmente traumáticos de modo global, isto é, o que cada um de nós pode fazer para tornar o mundo um lugar menos traumatizante e melhor de se viver. Assim como o terapeuta que ampara seu paciente facilita um processo natural de transformação do sofrimento em aprendizado, ao assumirmos a nossa responsabilidade pela construção de um planeta mais saudável estaremos contribuindo para uma existência digna e com qualidade para todos. A construção de um mundo pacífico e atenuador de traumas gerados pelos próprios homens já está em curso e podemos fazer muito mais nesse sentido.

Faremos esse caminho juntos, para que esta obra cumpra, ao final, o objetivo de trazer novos horizontes para a compreensão, o tratamento e a prevenção do trauma psicológico.

Compre este livro

Contato

Rua Maestro Cardim, 887 - Paraíso - CEP: 01323-001 - São Paulo - SP - Brasil
Tel: (11) 3288-6523 - (11) 3284-8929 | contato@julioperes.com.br

Desenvolvido por Pictore Agência Digital